Questões de Economia (Resolvidas)

6ª Questão. Para ser produzido um bem econômico apresenta a função estimada que se encontra na figura abaixo, e uma quantidade de 4715,34 unidades. Determine o preço de mercado que esse produtor enfrenta.





Após uma variação da tecnologia empregada, permitiu ao produtor aumentar a quantidade para 4896 unidades. Supondo que o preço não se altere, determine a nova função de oferta nesse instante. Depois de várias modificações no sistema de produção decidiu-se por uma redução de máquinas empregadas e o resultado foi uma quantidade de 4620 unidades nesse período. Determinar a nova função de oferta nessa situação sabendo-se que o preço permanece constante. Além de questões tecnológicas, em quais outras situações teóricas as curvas de oferta se deslocam, mesmo sem que tenha havido mudanças de preços. 

Resposta:


O preço dos insumos ou quantidade disponível de insumos deslocam a curva de oferta, quando o preço sobe a oferta diminui e quando a quantidade aumenta a oferta também aumenta. A expectativa de que a demanda vai crescer ou não também pode deslocar a curva. E o número de produtores também influenciam já que vão ter mais ou menos o que ofertar.

7ª. Questão. Uma pesquisa de mercado sobre um produto resultou nas informações constantes da figura abaixo. Defina as funções de oferta e demanda. De posse dessas funções, determine matematicamente as condições de ponto de equilíbrio econômico, bem como o preço e a quantidade nesse instante. Adicionalmente, desenhe um gráfico único e explique graficamente as situações onde ocorre excesso de oferta e excesso de demanda.


Resposta:





8ª. Questão. De posse dos dados constantes na figura a seguir, definir o valor das elasticidades da demanda no arco (AB) e nos pontos A e B deste produto e classifica-los como elástica ou inelástica justificando as respostas. 


Resposta:


A demanda é elástica porque o módulo da razão entre a variação percentual da demanda e a variação percentual do preço é maior que um.

9ª. Questão. Se o produto A altera o preço de R$ 15,14 para R$ 14,98, isto provoca uma alteração na quantidade demandada de B, a preço constante, de 3482 para 3512 unidades. Defina elasticidade cruzada, o seu valor nesta questão e o tipo de relacionamento entre os dois produtos, justificando a resposta.

Resposta:
Elasticidade cruzada é quando um bem está relacionado com outro e a variação do preço de um interfere na demanda de outro. Para calcular a elasticidade cruzada dividimos a variação percentual da demanda pela variação percentual do preço. Se o valor for negativo o aumento de preço de um, diminui a demanda do outro, são bens complementares. Se for positivo, aumentando o preço também aumenta a demanda, são bens substitutos. E se for igual ou próximo de zero, são bens independentes.


Neste caso como o valor foi negativo os bens A e B são complementares.

10ª. Questão. Defina elasticidade preço da oferta. Apresente gráficos explicativos de oferta elástica, oferta inelástica, oferta perfeitamente elástica e oferta perfeitamente inelástica. Cite alguns fatores determinantes da elasticidade da oferta. 

Resposta:
Elasticidade preço de oferta mede o quão sensível, à variação do preço, é a curva da função de oferta. É calculada com a razão entre a variação percentual da quantidade ofertada e a variação percentual do preço. Se o módulo da elasticidade preço de oferta for maior que um, a oferta é elástica. Se for menor que um, a oferta é inelástica. E se for igual a um, a oferta é unitária.


Um fator importante para determinar a elasticidade do preço da oferta é a disponibilidade de insumos, não é possível ter uma oferta muito grande se a quantidade de insumos é limitada. O tempo também é um fator determinante já que o tempo de produção vai influenciar na oferta, na maioria dos bens a elasticidade de curto prazo é menor que a de longo prazo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário